Blog CNJ

Blogger da Turma Camila no Jipão

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

Aew pessoal tae o meu discurso de Formatura (Orador).
Se o pessoal pudesse mandar os outros discursos para colocar aki seria uma boa....



Boa Noite a todos.
Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Professor Paulo Roberto Godoy, demais autoridades já nominadas, senhoras, senhores, colegas graduandos.
Em primeiro lugar gostaria de avisar a nossos amigos formandos que nenhum de vocês é Cinderela, portanto, o sonho não termina a meia-noite.
Sonhar, atributo que nos difere dos outros animais, propriedade que enobrece a capacidade do homem. Buscar, alcançar, estamos aqui nesta noite porque sonhamos.
Caminhamos desde o início com nossas mentes idealizando esse dia, e aqui estamos, formandos, prontos para novos passos, novos horizontes, novos sonhos. Caminhamos essa estrada longa rumo à graduação com determinação, e quantos foram as intempéries e adversidades que surgiram, as quais enfrentamos com garra e força, e são esses momentos que mais ficaram gravados em nossa memória.
O ombro amigo, o colo, a ajuda, as horas gastas em cima dos livros e cadernos, viagens, provas, mudanças... Se houve uma coisa que aconteceu muito nesses anos foram mudanças. Sem perceber, e aos poucos, cada um mudou lentamente. Nos tornamos fortes, idealizadores, enfim profissionais.
Se o mercado de trabalho está difícil, estamos prontos para lutar, e se cairmos ainda podemos nos levantar novamente. Porque sempre podemos começar novamente. A natureza nos deu essa condição de lutadores, e aqui estão alguns lutadores especiais. Especiais porque hoje é o dia de nossa vitória.
Mas se vencemos ainda devemos a nossa vitória a pessoas que nos ajudaram nos momentos de maior dificuldade, sem elas, nunca teríamos chego aqui.
Mestres, que foram os faróis quando navegávamos na escuridão, guiando, orientando, auxiliando nos momentos de maiores dúvidas. Se o nosso juramento pode hoje ser cumprido, devemos a essas pessoas.
Pais, que foram refúgio da tempestade, mesmo quando essa caiu forte sobre nossas cabeças, e nenhum teto pode apará-la. Não obstante de nos ter dado o dom da vida, nos amaram intensamente em todos os momentos que precisamos.
Amigos... Ah... Os amigos, se a estrada foi longa ter vocês ao lado fez parece-la tão curta. E o tempo passou tão rápido, que parece que foi ontem que nos demos as mãos pela primeira vez. Se ao nosso lado sempre vocês tiveram com o ombro disposto a nos consolar, compartilharam nosso sonho, e essa vitória também pertence a vocês.
Os caminhos que trilhamos foram menos árduos com a ajuda dessas pessoas, caminho este, no qual tomamos muitos atalhos, decisões que mudaram a nossa vida e o nosso modo de ver as coisas. De agora em diante damos largas passadas em novas estradas, não nos iludamos que essas serão mais fáceis, pois temos que continuar lutando com a mesma determinação. O sucesso e a nossa felicidade se devem ao modo que encaramos essa nossa vida, escolhendo nossos caminhos e atalhos.
Agora somos profissionais, capacitados a exercer nossa profissão nessa área tão difícil que é a de informação. A tecnologia avassaladora em sua velocidade, arrastando tudo, levando consigo numa velocidade impressionante, faz-nos sermos objetivos, obstantes aos nossos rumos, sem às vezes perceber pequenas coisas.
Nunca deixemos de ter olhos para enxergar as coisas simples da vida, mesmo que o mundo conspire contra. Percebamos a lágrima de nossa companhia e Deus nos dê força para ser aparo nas dificuldades, e se nosso caminho mesmo assim for de espinhos que nos dê esperança para podermos avistar flores à distância.
Se a saudade bater forte, não tenhamos dúvida de correr ao encontro, pois são os vínculos que constroem o homem, e a nossa vida não teria importância se ela não fosse importante para outras pessoas.
Nesses anos de faculdade fomos uma família, onde nem sempre foi fácil se suportar. Brigamos, lutamos, choramos e isso fez que criássemos um vinculo único. União a qual sempre carregaremos em nossa bagagem, embora o nosso caminho acabe por se divergir, e a distância e o tempo insista em nos afastar.
A mesma tecnologia que nos afasta, nos une. Desde que seja empregada de forma coerente. E se construir o amanhã, utilizando-se dessa ferramenta, é nosso objetivo e destino. Então empreguemos de forma a facilitar esses vínculos entre os homens, pois assim estaremos contribuindo com a construção de um mundo mais unido.
Ao chegar a este momento da vitória, não devemos, no entanto, imaginar que ele seja um fim em si. Apesar de o sol brilhar para todos, ainda não conquistamos nosso lugar ao sol. Temos uma guerra pela frente, recheada de batalhas que nos parecem terríveis agora. Mas o que foi esse curso de Bacharelado em Informática senão uma sucessão de batalhas vencidas, senão uma guerra tendo-nos à frente como vencedores?
Cada um com suas características, seus jeitos e manias. Fomos tão diferentes, e ao mesmo tempo nos completamos, como uma verdadeira equipe rumando em frente para a vitória, por muitas vezes alguns dobraram os joelhos pelo cansaço, mais não faltaram, nessa hora, ajuda e apoio para continuar caminhando. O líder, o estudioso, o engraçadinho, o dorminhoco. Tivemos que aprender a respeitar as nossas diferenças e galgar rumo ao degrau da graduação.
Ainda assim alguns colegas deixaram de acompanhar o curso em seu decorrer, por algum motivo alheio as suas vontades, mas que também de uma forma ou de outra, marcaram suas presenças entre nós e merecem nosso reconhecimento e o desejo de que ainda concluam seus estudos. Mas como a vida nos traz sempre boas surpresas, para compensar esta perda vieram novos colegas que hoje podemos declarar como amigos.
E se a batalha foi longa então que nos sintamos reforçados em continuar.
E se por vezes erramos, então não nos envergonhemos, porque foram esses erros que nos ensinaram o caminho certo.
E se às vezes nos magoamos, que saibamos perdoar agora, porque são águas passadas e não devemos levar ressentimentos.
E se tivemos bons momentos, que esses fiquem em nossa memória e lembremos com carinho deles.
E se trilharmos caminhos diferentes, que um dia eles possam se encontrar.
E se estivermos na escuridão, que Deus nos ilumine nessas horas de dificuldade.
E se a saudade bater forte, que não pensemos duas vezes em se reencontrar.
E se a separação é eminente, então digo-lhes que estamos prontos para ela.
E se a hora é essa, lhes digo então amigos, comemoremos porque essa vitória é nossa. Enfim vencemos!
Obrigado.



0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home